sábado, 16 de junho de 2012

A ESPANHA NA ERA DOS DESCOBRIMENTOS


Ávila - Espanha

A Espanha do século XV era marcada por traços do medievo europeu e ao mesmo tempo estava à beira de renovações econômicas, culturais e políticas, que se fariam sentir nos séculos posteriores. Para compreendermos sua situação nesse período, necessitamos reportar-nos a fatos que compõem a história européia da época medieval.

A Europa medieval e renascentista: prenúncio da conquista da américa


Na Europa dos séculos XI a XIII houve grande desenvolvimento agrícola e comercial, pois a produção de cereais cresceu, ocasionando um aumento de mercados e feiras e, também, a ampliação da circulação monetária. No século XII surgiram as primeiras cidades que atingiram seu auge durante o século XIII. O crescimento populacional em demasia provocou uma crise alimentar, pois os produtos agrícolas não eram suficientes para abastecer todas as regiões, provocando a busca de tais produtos em outros mercados, a preço mais alto.
Nos séculos XIV e XV instalou-se a crise do modo de produção feudal, pois os períodos de fome (1315-1317 e 1346-1347) acarretaram sucessivas doenças. A Peste Negra (1347-1351) e as guerras que ocorreram nesse período, como a dos Cem Anos (1337-1453), provocaram a diminuição populacional na Europa[1].
Essa crise gerou a necessidade de expansionismo, levando à busca de novas terras e novos mercados que atendessem a demanda das cidades e do comércio. Com os descobrimentos do século XV ocorreu uma grande transformação nas concepções de tempo e espaço, pois apareceu o relógio que serviu para controlar todas as atividades cotidianas. No início, ele despertou desconfiança e ninguém queria se submeter a uma máquina, pois a luz e os sinos dividiam muito sabiamente o dia e a noite[2].
Durante a Idade Média ninguém se preocupava em medir o tempo, pois isso cabia a Deus. O homem desse período explicava os acontecimentos cotidianos como sendo desígnios divinos. Com o surgimento dos mercadores passou-se a necessitar de um controle do tempo e também do espaço, pois, conforme a distância a que ficassem os mercados, mais tempo se perderia e o objeto mercantil, o lucro, diminuiria.
Jacques Le Goff, analisando a concepção de tempo na Idade Média, fez uma diferenciação entre o "tempo da Igreja", regido pelo sino e pela oração, e o "tempo do mercador", que tinha o relógio para sua orientação. Gerou-se nesse período um conflito entre a Igreja e os mercadores, pois esta acusava os mercadores de utilizarem o tempo como objeto de lucro, e no entanto, segundo a Igreja, o tempo pertencia a Deus[3].
O conhecimento do espaço físico, geográfico e cartográfico foi de grande valia para facilitar as navegações a locais distantes, pois tendo o controle da distância a ser percorrida, os navegadores podiam calcular o tempo necessário para realizar a viagem, e conseqüentemente, saber a quantidade de produtos necessários para o abastecimento da tripulação.
Esse período foi marcado pelas grandes viagens e seus relatos propagaram-se por toda a Europa, graças ao aparecimento da imprensa, fazendo com que o homem dessa época passasse a sonhar com as maravilhas encontradas em outras partes do mundo.
As principais características dos navegadores dessa época eram a honra, a religiosidade, o fascínio por novidades, bem como o espírito de guerreiro, conquistador e herói. Esses homens estavam a serviço de Deus e do seu rei, por isso, seus espíritos aguerridos eram insuflados pela fé que os movia.
Nesse período, o tempo ainda era "controlado por Deus", ou seja, não importava quanto tempo se levaria numa viagem dessas, pois tudo era demarcado pela extensão do percurso. Por vezes, tais aventureiros nem sequer sabiam se algum dia retornariam a suas cidades, a curiosidade os levava para longe, o anseio por libertar-se do mundo feudal, a busca do romance cavaleiresco, do exuberante, isso bastava para que saíssem mar afora.
Eram homens de extrema coragem, pois nesse período não se buscava o "paraíso" sem temer o que poderia acontecer[4]. Uma extraordinária força de vontade movia os descobridores renascentistas. Para uns o mar representava um desafio, para outros, o medo. Mesmo assim, um grande número de aventureiros cruzaram os mares, apesar da forte crença que os acompanhava de que o mar era o lugar de medo, da morte e da demência, onde habitavam demônios e monstros e essa idéia não se modificou até as vitórias da técnica moderna[5].
"Por trás dessas crenças legendárias ou desses exageros assustadores, adivinha-se o medo do outro, isto é, de tudo que pertence a um universo diferente. Por certo, os aspectos extraordinários que eram atribuídos aos países distantes podiam também constituir um atrativo poderoso. A imaginação coletiva da Europa na Idade Média e na Renascença inventava, para além dos mares luxuriantes e luxuriosos, paraísos cujas miragens arrancaram para fora dos horizontes familiares descobridores e aventureiros. O distante - o outro - foi também um imã que permitiu à Europa sair de si mesma..." (Delumeau, 1989, p.54).

Os movimentos considerados inauguradores da Idade Moderna - o Renascimento, o Protestantismo, os Descobrimentos e a Centralização - são medievais. Conforme as afirmações de Hilário Franco Júnior, o primeiro buscou os modelos culturais clássicos já conhecidos na Idade Média. O Protestantismo não passou de uma heresia que deu certo. Os Descobrimentos também tinham suas bases medievais nas técnicas náuticas (construção naval, bússola, astrolábio, mapas), na motivação (trigo, ouro, evangelização) e nas metas (Índias, Reino de Preste João). Colombo, por exemplo, é considerado pelo autor, um homem medieval, pois tinha por objetivo a difusão do Cristianismo, acima da busca do ouro. Apenas necessitava dele para realizar uma Cruzada a Jerusalém. Queria chegar ao Oriente, pois para ele era lá que estava o Paraíso Terrestre. A Centralização Política era a conclusão de um objetivo perseguido por monarcas medievais[6]. O homem do Renascimento tinha muitas características medievais, como acabamos de analisar, porém, foi nesse período que surgiram as utopias que retratam o anseio por uma sociedade diferente.
"As Utopias da Renascença, por ex. Thomas Morus, a ilha Utopia, Campanella, a Cidade do Sol, ou a de Bacon, Nova Atlântida, deixam bem claro a influência de novas idéias filosóficas que estão surgindo, o aparecimento do Estado nacional e o descobrimento de novos mundos. A tudo isso, poder-se-á acrescentar que o aparecimento de uma nova consciência social teria sido impossível sem o insurgimento dos camponeses e burgueses contra o feudalismo. Face à nova forma de expressão de utopias, tais como o gênero literário da sátira, descrição de fantásticas viagens por outros recantos do mundo, como uma forma de expressar os projetos críticos de uma nova sociedade" (Sidekum, 1993, p.21).

Essas aspirações do homem renascentista de encontrar um paraíso terrestre impulsionaram cada vez mais os descobrimentos. O homem se voltou para o mar e a cidade é, acima de tudo, uma poderosa máquina econômica inteiramente voltada para o mar e o século XV transforma-se no "século do mar"[7]
A importância de encontrar-se novas terras cresceu e os mercadores foram expandindo seus negócios. Nesse período, imaginava-se o mundo tripartido, mas surge uma quarta parte, a América. Quando Colombo aporta em 1492 em terras americanas, gera-se uma grande mudança mental e econômica na Europa.
Antes de ser descoberta, segundo Edmundo O'Gorman (1992), a América já havia sido inventada, pois há muito os europeus aspiravam por um local onde  pudessem concretizar seus planos, como comprovam as Utopias da Renascença.
O Mercantilismo, "conjunto de idéias, seguido de uma prática política e econômica desenvolvida pelos Estados europeus na Época Moderna" [8] é amplamente difundido com o descobrimento. Não queremos afirmar com isto que o descobrimento da América se deu por motivos puramente econômicos. Os mercadores financiaram a realização dessa empresa e tinham por objetivo conseguir ouro e outras riquezas, mas por trás do interesse econômico estava uma grande mudança de mentalidade. Como apresenta Janice Theodoro da Silva, os "descobrimentos representavam uma grande oportunidade para os povos ibéricos concretizarem seus sonhos, construindo, reproduzindo e assimilando na América todo o processo cultural de que eram originários" [9].
J.H. Elliott afirma que foi a escassez de metais preciosos na Europa de fins do século XV que impulsionou as aventuras coloniais e os conquistadores foram recompensados, pois já nos primeiros anos haviam encontrado ouro nas Antilhas[10].
Existem diferentes teorias sobre os motivos que levaram os europeus a aventurarem-se pelo mar em busca de novas terras: uns apontam o fator econômico como principal força motriz e outros, a mudança da mentalidade européia, que via nos descobrimentos uma forma de realizar suas aspirações de ascenção social, de enriquecer e viver mais dignamente.

A Espanha dos Reis Católicos (1469-1516)


Fernando e Isabel


Durante o reinado de Fernando e Isabel, os Reis Católicos, que uniram as coroas de Aragão e Castela através do casamento, a Espanha era um conjunto de territórios diversificados e não um único Estado.
Fernando e Isabel conseguiram pacificar os estados espanhóis, pois estavam presentes em todas as localidades às quais fossem chamados, tendo viajado muito por todo o reino. Tinham consciência de que a paz nas cidades era indispensável para manter o território articulado, por isso, fizeram alianças com as elites urbanas em cada reino[11].
No final do século XV, os estados espanhóis eram pobres e, enquanto numas regiões havia abundância de alimentos, em outras, as pessoas morriam de fome. A falta de unidade política era seguida da desunião econômica. Os Reis Católicos precisavam solucionar esses problemas. Então, em 1492, Cristovão Colombo, antes repudiado, recebeu a proteção de Fernando e Isabel, partindo para a sua primeira viagem, que culminou com a descoberta da América[12]. Com esse acontecimento começaram as modificações econômicas, políticas e sociais nos estados espanhóis, devido aos metais preciosos que passaram a circular em Castela.
Castela foi o reino mais importante entre os estados espanhóis desse período, pois tinha vários fatores a seu favor. A rainha Isabel formou um exército, desenvolveu a agricultura e o comércio, mandou codificar as leis de Castela ("Ordenanzas Reais") e através da centralização do poder tentou implantar o Estado moderno, o que beneficiou o crescimento de Castela[13]. Desse modo, Castela destacou-se e foi a responsável pela descoberta da América, pois daí partiram os anseios metalistas capazes de atender a uma sociedade em expansão.
Para a América foram aventureiros e, segundo Henry Kamen, os pioneiros não eram nobres e sim espanhóis pobres, muitos soldados, marinheiros sem emprego e alguns jovens de poucos recursos[14].
Francisco Solano acrescenta que a maioria desses colonos-soldados tinham já idade madura, eram voluntários e desenvolveram nas Índias o mesmo ideário religioso da luta medieval. Assim, a conquista é uma cruzada e o conquistador um cruzado, porque a cruz é o símbolo que acompanha sua ação[15].
No século XVI, os espanhóis consideravam-se o povo eleito e justificavam seu domínio sobre outros povos como sendo um desígnio divino[16].
Desse modo, Castela transformou-se na potência dominante do mundo, graças à América. Os Reis Católicos conseguiram manter os estados espanhóis articulados nesse período, mas começaram a sofrer com as graves tensões geradas pelas idéias de Reforma e Contra-Reforma. Mesmo assim, é...
"...un período extraordinariamente rico y variado de la historia de España, en el cual una sociedad medieval reorganizada y rearticulada, cada vez más expuesta a las influencias intelectuales exteriores, se vuelca hacia el exterior en busca de un imperio de ultramar y se encuentra a sí misma inserta en una misión imperial y eligiosa única" (Elliott, 1990, p.52).

Os espanhóis conquistaram a América e não necessitaram empregar grande esforço para isso, pois tinham vários fatores a seu favor. Francisco Solano (1988) defende a idéia de que foi a falta de armamento adequado por parte dos indígenas e a divisão tribal em etnias que facilitou a conquista. Guillermo Castillo (1988) remete à ação microbiana a culpa da derrota dos povos indígenas perante os espanhóis. Numa teoria que abarca mais fatores, Pedro Azancot (1988) inumera as diferentes enfermidades, a presença do cavalo e das armas e a introdução do gado europeu como elementos de destruição. A conquista da América é um episódio que merece um estudo mais aprofundado, não sendo, entretanto, esse nosso objetivo.

Considerações finais


Expusemos alguns dados sobre o contexto histórico da Espanha no período pré-conquista e no início do período colonial. Os conquistadores espanhóis, apesar de pertencerem à Idade Moderna, estavam imbuídos das categorias medievais, como a preocupação com a alma e o fanatismo religioso, o espírito de aventura e sua tendência a realizar-se em horizontes estranhos e embora tenham vindo em busca de ouro, ambição do homem moderno, não deixaram de lado a ortodoxia escolástica.
Esses homens que cruzaram o oceano em busca de sonhos, riquezas e movidos pela fé, depararam-se com um mundo novo, exuberante, em que puderam realizar seus planos de expansão. De uma Espanha conflituosa, sairam tais homens comuns, desprovidos de grandes ensinamentos, que no jogo da alteridade aprenderam a desvendar-se e a olhar o autóctone americano com admiração, repúdio, desconfiança ou até mesmo, com benevolência, sentimentos antagônicos próprios de um encontro cultural.


 

Bibliografia

ATTALI, Jacques. 1492. Lisboa: Teorema, 1991.

AZANCOT, Pedro A. Vives. Los conquistadores y la ruptura de los ecosistemas aborigenes. In: SOLANO, Francisco et al. Proceso histórico al conquistador. Madrid: Alianza Editorial, 1988.

CASTILLO, guillermo Céspedes del. Raices peninsulares y asentamiento indiano: los hombres de las fronteras. In: SOLANO, Francisco et al. Proceso histórico al conquistador. Madrid: Alinza Editorial, 1988.

DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente; 1300-1800 uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ELLIOTT, J.H. La España imperial; 1469-1716. Barcelona: Editorial Vicens-Vives, 1987.

____________. España y su mundo; 1500-1700. Madrid: Alianza Editorial, 1990.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. 4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.

KAMEN, Henry. Una sociedad conflictiva: España, 1469-1714. Madrid: Alianza Editorial, 1984.

LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média; tempo, trabalho e cultura no ocidente. Lisboa: Editorial Estampa, 1980.

MONTEIRO, Hamilton M. O feudalismo: economia e sociedade. 2.ed. São Paulo: Ática, 1987.

O’GORMAN, Edmundo. A invenção da América. São Paulo: UNESP, 1992.

PRODANOV, Cleber Cristiano. O mercantilismo e a América. São Paulo: Contexto, 1990.

SANCHEZ, Luiz Amador. Isabel, a católica. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1945.

SIDEKUM, Antônio. História e utopia. Vale do Sinos. São Leopoldo, 11 de jun., 1993, Sexta-Feira, pp.20-21.

SILVA, Janice Theodoro da. Descobrimentos e colonização. São Paulo: Ática, 1987.

______________________. Descobrimentos e renascimento. 2.ed. São Paulo: Contexto, 1991.

SOLANO, Francisco et al. Proceso histórico al conquistador. Madrid: Alianza Editorial, 1988.


[1] Monteiro, 1987, p.74.
[2] Silva, 1991, p.46.
[3] "O conflito entre o tempo da Igreja e o tempo dos mercadores afirma-se em plena Idade Média, como um dos acontecimentos maiores da história mental destes séculos, durante os quais se elabora a ideologia do mundo moderno, sob a pressão da alteração das estruturas e das práticas econômicas" (Le Goff, 1980, p.45).
[4] "No final da Idade Média, o homem do Ocidente continua prevenido contra o mar não apenas pela sabedoria dos provérbios, mas também por duas advertências paralelas: uma expressa pelo discurso poético, a outra pelos relatos de viagens..." (Delumeau, 1989, p.42).
[5] Idem, 1989, pp.50-51.
[6] Franco Júnior, 1992, pp.170-172.
[7] Attali, 1991, pp.64 e 70.
[8] Prodanov, 1990, p.14.
[9] Silva, 1987, p.13.
[10] Elliott, 1987, p.193.
[11] Kamen, 1984, pp.40 e 54.
[12] Idem, 1984, pp.89-99.
[13] Sanchez, 1945, pp.273-280.
[14] Kamen, Op. cit., 1984, p.155.
[15] Solano, 1988, pp.24-31.
[16] Elliott, 1990, pp.29.

terça-feira, 5 de junho de 2012

ESTUDOS ANDINOS NO BRASIL: SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR


O evento será promovido pelo Centro de Estudos Ameríndios e pelo Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo, nos dias 14 e 15 de junho de 2012, no anfiteatro do Departamento de História da FFLCH.

A programação e o caderno de resumos do evento podem ser encontrados em www.usp.br/cesta, na seção de Eventos.